21.6.11

Quem disse que o jovem não sabe o que quer?


II Conferência Municipal de Juventude - 18 de junho de 2011



Educação, cultura e justiça social”, este foi o grito que marcou a II Conferência de Juventude em Guarulhos. Mais uma vez os jovens não desperdiçaram a oportunidade de apontar os problemas que os cercam e de buscar as melhores soluções para enfrentá-los. Mostraram que organização, tolerância e consciência são fundamentais para alcançar seus objetivos. As juventudes de Guarulhos mostraram que sabem muito bem o que querem e o que não querem para a cidade.

Mais de 1.200 jovens saíram de suas casas no sábado pela manhã, muitos com o objetivo de melhorar suas condições nas várias esferas em que estão inseridos (educação, cultura, trabalho, saúde, meio ambiente, etc...). Várias forças de juventude estiveram presentes, dentre elas os cursinhos comunitários, os setores religiosos, movimentos étnico-raciais, organizações estudantis e movimentos culturais. Esta pluralidade de jovens proporcionou um rico debate que qualificou as propostas dos jovens interessados em manifestar suas opiniões.

As propostas que se espalharam pelas várias temáticas foram o reflexo da diversidade de grupos sociais nos quais os jovens estão inseridos. Os jovens exigiram melhores condições educacionais, de trabalho, de saúde, de lazer, de locomoção, etc. Ou seja, aquele papo de que o jovem só pensa em diversão não condiz com o que foi visto nesta Conferência. Era visível a satisfação no rosto de cada jovem que argumentou, convenceu, foi convencido e realmente se apropriou das propostas em discussão.

No final, as juventudes se articularam para eleger seus representantes para o novo Conselho Municipal de Juventude e, novamente, mostraram seu poder de organização compondo chapas que representassem as diversas forças sociais presentes. Não há dúvidas de que os jovens escolheram democraticamente e conscientemente um Conselho de Juventude capaz de levar adiante todos as propostas e diretrizes apontadas neste dia. É necessário destacar que todos os jovens que foram para esta Conferência com a intenção de somar saíram vitoriosos e com uma sensação de dever cumprido.

O saldo foi positivo, não há o que questionar, e a juventude organizada de Guarulhos está de parabéns pela participação. Esperamos agora o bom trabalho do Conselho eleito, há muito o que ser realizado. A Juventude anseia por políticas consistentes que garantam oportunidades de médio e longo prazo, e já indicou os eixos para direcionar essas políticas “Educação, Cultura e Justiça Social”.


Darlan Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário