O Presidente Lula sancionou a Lei que cria o Plano Nacional de Cultura (PNC), na última quinta-feira (02.12), durante a cerimônia de premiação da Ordem do Mérito Cultural, no Rio de Janeiro. O PNC é mais uma conquista dos setores envolvidos direta e indiretamente nos assuntos culturais locais, regionais e nacionais.
Há tempos a cultura precisava ser tratada com o devido merecimento por parte do poder público e o PNC vem para dar à gestão cultural um caráter de política pública que ultrapassará a esfera do entretenimento e terá como alguns de seus principais objetivos: reconhecer e valorizar a diversidade cultural, étnica e regional brasileira; proteger e promover o patrimônio histórico e artístico, material e imaterial; valorizar e difundir as criações artísticas e os bens culturais
A cultura não pode ser encarada apenas como espetáculos em que predominam a arte burguesa e seu modo de desfrutar da mesma. A cultura passará a ser compreendida em sua diversidade de produção e fruição, será um eixo fundamental no desenvolvimento social e econômico do país.
Agora é pressionar os poderes estaduais e municipais para que também criem uma política cultural de médio e longo prazo que valorize aquilo que há de mais importante para a humanidade que é sua diversidade cultural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário