6.5.10

Os cursinhos comunitários enquanto movimento popular


No dia 25 de abril ocorreu o primeiro Fórum dos Cursinhos Pré-vestibulares Comunitários , onde 7 cursinhos da cidade se encontraram, compartilhando experiências e formulando novas estratégias políticas de enfrentamento as desigualdades sociais e suas conseqüências, dentre elas o problema do acesso dos pobres à Universidade Pública.
Uma das deliberações do Fórum foi à definição de uma agenda política de mobilização entre os cursinhos ao longo do ano para fortalecer o movimento e a pauta de reivindicações. Tal fato foi uma grande vitória, haja vista que fortalece a unidade do movimento em Guarulhos, respeitando a diversidade do movimento, isto é, as diferenças entre cada cursinho.
Atualmente, os cursinhos comunitários constituem o maior e mais bem organizado movimento popular de Guarulhos. Tem uma agenda de reivindicação, tem uma plataforma de proposta anticapitalista e tem intervenção na realidade, visando à mudança social. Conforme afirma Chico de Oliveira, os movimentos sociais contestam a ordem estabelecida das coisas, o status quo, subvertem a normalidade posta, põe em xeque a situação atual. São os causadores do dissenso, politizam a política. Os cursinhos comunitários existem por incapacidade do Estado em oferecer uma educação de qualidade e do injusto acesso à Universidade Pública.
Diante disso, a organização política dos cursinhos enquanto movimento social é de fundamental importância para o sucesso das reivindicações, desde a bolsa cursinho até mesmo o desaparecimento dos cursinhos, haja vista que a luta central é pela melhoria da qualidade da escola pública.

Heber Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário